Você quer aprender como evitar o mal de Parkinson e Alzheimer? As doenças afetam as pessoas da terceira idade elas são degenerativas e destroem as células do sistema neurológico do cérebro.
No entanto, existem pessoas que acabam confundindo as doenças, isso acontece porque ambas são degenerativas crônicas, ou seja, não tem cura e começam a se manifestar nas pessoas acima dos 60 anos. Elas são provocadas por conta da diminuição da produção dos neurotransmissores que são responsáveis pelo o funcionamento do sistema nervoso. Porém existem diferenças entre elas.
Diferenças entre o mal de Parkinson e Alzheimer
O mal de Parkinson é uma doença que causa distúrbio que tem como características os principais sintomas como rigidez muscular, tremor em repouso, lentidão dos movimentos e também instabilidade da postura.
No entanto, a doença de Alzheimer a sua principal característica está na diminuição do progresso das funções intelectuais das pessoas. O distúrbio que é provocado pela a doença geralmente é a demência.
As doenças são neuro-degenerativas distintas que aumentam a sua incidência com o passar da idade. Os sintomas das duas doenças normalmente são causados por alterações que acontecem em diferentes partes do cérebro.
Porém da mesma forma que acontece com as outras doenças, o mal de Parkinson e Alzheimer podem ser prevenidas apenas com atitudes que são simples, mas muito eficazes.
Aprenda como evitar o mal Parkinson e Alzheimer
Para evitar sofrer com que este problema no futuro é importante se cuidar agora e para isso observe as dicas abaixo:
Faça estimulação no cérebro
Fazer a estimulação do cérebro com jogos ou alguma coisa que necessite de raciocínio é ótimo para a mente. Porém não preciso praticar por muito tempo 15 minutos já é o suficiente, você pode usar quebra-cabeças, jogos de palavras-cruzadas e etc. Isso é uma das formas para você aprender como evitar o mal de Parkinson e Alzheimer.
Alimente-se bem
A alimentação também é importante para evitar o aparecimento das doenças. Porém é importante ficar atento sobre a dieta para que ela não tenha excesso ou falta de algum nutriente. Por isso, é recomendado procurar uma ajuda médica.
No entanto, você pode inserir alguns alimentos nas suas refeições como o azeite, atum, castanhas, ovos, abacate e etc.
Seja uma pessoa sempre ativa
Adotar um estilo de vida mais ativo traz benefícios importantes para evitar o mal de Parkinson e Alzheimer. As pessoas que praticam exercícios físicos conseguem melhorar a produção de substancias que ajudam a proteger as células do cérebro.
Para a doença de Alzheimer o aumento da produção dessas substâncias consegue evitar que as células do cérebro entrem no estádio de morte, isso permite a formação de novas conexões cerebrais.
E para a doença de mal de Parkinson os exercícios ajudam a melhorar o fortalecimento da musculatura o que permite a diminuição dos tremores e uma melhora na coordenação motora.
LEIA TAMBÉM:Doença de Parkinson: O que é, Causas e Tratamento
Conclusão
As doenças como você observou são degenerativas e causam a diminuição dos neurotransmissores. Infelizmente elas são crônicas e por conta disso não possuem cura. O que você pode fazer na sua juventude para garantir uma velhice longe dessas doenças é aprender como evitar o mal de Parkinson e Alzheimer.