A doença de Parkinson atinge cerca de 1% da mundial, no Brasil existe uma estimativa de que 200 mil pessoas esteja sofrendo com está doença que atinge a região do cérebro.
Mesmo com este número de pacientes que sofrem com está doença muitas pessoas ainda não sabem como ocorre o mal de Parkinson, porém se você também não sabe observe abaixo algumas informações sobre ela.
O que é mal de Parkinson
A doença de mal de Parkinson é uma doença neurológica degenerativa do cérebro, crônica e progressiva que ocorre nas pessoas idosas acima de 60 anos. Ela é caracterizada por alterar os movimentos das pessoas provocando, tremores, rigidez dos músculos, lentidão e desequilíbrio.
Ainda não foi descoberta a causa principal da doença, porém alguns fatores contribuem para o desgaste da região do cérebro que é responsável pela a produção de dopamina, um neurotransmissor que tem a função de controlar os movimentos e a coordenação das pessoas.
Infelizmente a doença não tem cura e nem formas de prevenção, os tratamentos disponíveis são para controlar os seus sintomas.
Como ocorre mal de Parkinson nas pessoas
De uma forma mais fácil para explicar como ocorre o mal de Parkinson a doença se desenvolve nas pessoas quando as células do cérebro que são responsáveis pela a produção de dopamina são degeneradas, sem está substância o cérebro não consegue se comunicar corretamente com o restante do corpo, causando a perda da função muscular que piora com o tempo.
No entanto, o principal responsável pela destruição dessa substância é desconhecido, porém os médicos acreditam que alguns fatores podem contribuir com idade, histórico familiar e contato com produtos químicos e traumas repetitivos na região da cabeça.
Diagnostico da doença de Parkinson
Os médicos ainda não descobriram um exame que seja capaz de diagnosticar a doença logo de início. Então para descobrir a doença o neurologista fica responsável por analisar o histórico do paciente com base nos sinais, sintomas e no acompanhamento, o médico ainda pode solicitar os exames neurológico e físico.
No entanto, para ter um diagnóstico completo é preciso de tempo, por conta disso os médicos podem indicar consultas e acompanhamentos com neurologistas que seja especialista em distúrbios para avaliar completamente o caso do paciente.
leia também:Como retardar o mal de Parkinson
Tratamento da doença
Como o mal de Parkinson é uma doença crônica que não tem cura o tratamento é feito nos pacientes apenas para controlar os sintomas e o avanço da doença.
Geralmente o tratamento é feito a base de medicamentos e em alguns casos quando ele não tem mais efeito é feita uma cirurgia. Além disso, o médico poderá solicitar uma mudança do estilo de vida do paciente recomendando a pratica de exercícios físicos. Em alguns casos, pode ser indicada a terapia física para melhorar o equilíbrio do paciente.
Conclusão
A doença afeta as pessoas idosas acima dos 60 anos, porém em casos mais raros ela pode se desenvolver em pessoas com menos de 50 anos. Os médicos descobriram como ocorre o mal de Parkinson nas pessoas como você observou, porém não se sabe o que causa destruição dos neurônios.