Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Eletroneuromiografia (ENMG) Vitória ES – Orientações aos Profissionais

Eletroneuromiografia (ENMG) Vitória ES – Orientações aos Profissionais: O exame de Eletroneuromiografia ENMG Vitória ES é um método de diagnóstico para exame neurofisiológico usado na avaliação diagnóstica e prognostica das doenças doas nervos periféricos, plexos, raízes, neurônios motores espinhais, além dos músculos e junção neuromuscular.

Eletroneuromiografia (ENMG) Vitória ES – Orientações aos Profissionais

O Exame consta dos testes de neurocondução (condução nervosa sensitiva e motora, ondas F e reflexos H) e do exame eletromiográfico vitória es com agulha, além do teste de estimulação repetitiva nos casos de doenças da junção neuromuscular. Estes diferentes testes têm por objetivo o diagnóstico lesional topográfico, o diagnóstico fisiopatológico e evolutivo

  • Lesão Axonal Parcial ou
  • Lesão Axonal Completa, como ou sem desenervação em atividade, lesões desmielinizantes, com ou sem bloqueio de condução e etc. e, sempre que possível, o prognóstico.

Salientamos que essas informações estão sempre descritas nos comentários que acompanham todos os relatórios e que sua leitura atenciosa é imprescindível para o profissional solicitante avalie corretamente a conclusão do exame e a correlacione com os sintomas do paciente.

Testes de Neurocondução

Eletroneuromiografia (ENMG) Vitória ES, os testes de neurocondução são realizados com estímulos elétricos aplicados nos nervos periféricos, que são ligeiramente dolorosos mas suportáveis. O exame eletromiográfico é realizado com eletrodo de agulha descartáveis monopolares ou concêntricos (sempre que o exame Eletroneuromiografia (ENMG) Vitória ES quantitativo for necessário).

O exame de neurocondução nos membros superiores envolve os nervos medianos , ulnar e radial (condução sensitiva do 2º e 4º dedos para o mediano, do 4º ou 5º dedos para o ulnar e o radial superficial e condução motora com captação no eminência tênar e hipotênar segundos as técnicas usuais); nos membros inferiores o exame envolve a condução sensitiva dos nervos sural ou fibular superficial e motora dos nervos tibial e fibular comum, Eletroneuromiografia (ENMG) Vitória ES.

O exame dos nervos radial motor, axilar, musculocutâneo, femoral, safeno ou outros não é rotineiro e somente realizado mediante solicitação expressa. Daí a importância de um pedido médico completo.

Eletroneuromiografia (ENMG) Vitória ES - Orientações aos Profissionais

Normalizações da AANEM

Para o Exame de Eletroneuromiografia (ENMG) Vitória ES Utilizamos rotineiramente as orientações e normalizações da AANEM – American Association of Neuromuscular and Eletrocdiagnostic Medicine. As orientações são periodicamente publicadas em www.aaenm.org.

Doppler Transcraniano na Avaliação da Substância Negra: Antes de qualquer coisa, vamos entender melhor o que é esta tão falada Substância Negra.

Na avaliação de paralisia facial periférica e lesões periféricas ou radiculares agudas, o primeiro exame deve ser realizado pelo menos no 5º dia (nervo facial e nervos proximais dos membros superiores) ou 7º dia (demais casos) de evolução dos sintomas. Antes desse período, o exame não traz informações importantes e não permite diferenciar de forma adequada a natureza da lesão (desmielinizantes ou axonal).

O exame não pode ser realizado em paciente em pacientes com marca passo em com cateter intracardíaco (próteses valvares e stents não trazem qualquer limitação para a realização do exame), em uso de anticoagulante oral com RNI desconhecido ou acima de 2, em uso de heparina ou derivados com TTPA 2 X ou mais o valor normal ou em pacientes com contagem de plaquetas inferior a 50.000/mm3.

Eletroneuromiografia (ENMG) Vitória ES - Orientações aos Profissionais
Eletroneuromiografia (ENMG) Vitória ES – Orientações aos Profissionais

Paciente com uso de Anticogulante

Se o seu paciente estiver em uso de anticoagulante oral o exame só será realizado o mesmo portar exame de RNI recente (até 5 dias) e inferior a 2. A presença de flebite recente ou atividade, erisipela, abscessos cutâneos e outras infecções cutâneas são também contra-indicações absolutas para realização do exame.

O exame de agulha também não pode ser realizado nas pacientes que foram submetidas a mastectomia com esvaziamento axilar.

Não realizamos Eletroneuromiografia (ENMG) Vitória ES em crianças com idade inferior a 5 (cinco) anos. Não realizamos exame com sedação, pois o exame Eletroneuromiografia (ENMG) Vitória ES de agulha adequado exige a colaboração consciente do paciente.

O exame não será realizado, em qualquer hipótese, se o pedido médico não informar a região a ser examinada. O exame deve ser assim pedido: ENMG de MSD ou ENMG de MSE, ou ENMG de MMSS, ou ENMG de MIE e, assim por diante. Visando a uma maior sensibilidade diagnóstica é sempre recomendável comparar lados direito e esquerdo, assim, por exemplo, na investigação de uma síndrome dolorosa no membro superior direito recomenda-se exame de ambos os membros superiores.

Se preferir assistir ao vídeo se Eletroneuromiografia Vitória dói diretamente no youtube clique aqui.

Em todos os pacientes é aferida a temperatura cutânea e tomadas à idade e altura. Em todos o Médico executante faz anamnese dirigida e, sempre que necessário, exame neurológico.

A equipe tem treinamento neurológico específico para doenças neuromusculares; dependendo dos dados obtidos na anamnese e exame neuromuscular a solicitação do Médico solicitante pode ser reformulada, com inclusão ou exclusão de testes que julgaram-se necessários ou desnecessários.

O exame não tem indicação na avaliação de sintomas sensitivos ou motores causados por doenças do sistema nervoso central, como AVC, traumatismo craniano ou medular, esclerose múltipla, doença de Parkinson etc.

Não realizamos o exame em casos de tremor, distonia, mioclonia ou outros movimentos anormais.

Estamos inteiramente disponíveis para discussão e agradecemos as opiniões e sugestões recebidas.

  • Yum
Compartilhar