Por ser uma doença que afeta diretamente o sistema neurológico do cérebro é possível identificar os principais sintomas do Mal de Parkinson. Os seus distúrbios nervosos acontecem com pessoas idosas e são responsáveis por prejudicar a coordenação motora e causar tremores, além de dificultar a caminhada e os movimentos dessas pessoas.
Devido o envelhecimento algumas pessoas que estão saudáveis começam a apresentar a morte progressiva das células que são responsáveis por produzir a dopamina. No entanto, algumas pessoas apresentam uma perda mais rápida dessas células e por conta disso a doença é acelerada.
Por que acontece a perda das células?
Até hoje não descobriram exatamente por quais motivos acontece à degeneração das células nervosas, porém os estudiosos afirmam que a doença acontece de forma hereditária e os fatores que ocasionam a doença de mal de Parkinson podem ser genéticos ou ambientais.
9 principais sintomas do Mal de Parkinson
Os principais sintomas do mal de Parkinson normalmente acontecem de maneira suave, por isso na maioria das vezes passam despercebidos na fase inicial da doença. No entanto, em alguns meses ou anos, a doença evolui e agravando cada vez mais o paciente. Geralmente o estado clínico das pessoas que sofrem com a doença é composto por quatro sinais observe abaixo:
Tremores
Rigidez (neste problema acontece o enrijecimento dos músculos e das articulações).
Lentidão dos movimentos
Instabilidade da postura (Esse problema está relacionado à falta de equilíbrio e quedas constantes)
Entre esses problemas podemos destacar outros que também fazem parte dos principais sintomas do mal de Parkinson como:
Hipofonia
Neste caso a fala e a deglutição são afetadas. No caso da fala o problema pode acontecer de forma mais discreta deixando a voz mais abafada e menos distinta. O problema também pode ser semelhante à gagueira e acontece principalmente em pacientes que estão com a doença mais avançada.
Leia sobre: Como retardar o mal de Parkinson
Congelamento
Neste sintoma a pessoa tem incapacidade de mover os membros inferiores ela pode ser notada quando as pessoas iniciam uma caminhada e depois ficam em pé ou mudam de direção.
Apatia facial
Também é um dos principais sintomas do mal de Parkinson esse problema causa alterações na face, por exemplo, a redução do piscar dos olhos e dificuldade no sorriso.
Distonia
A distonia atinge os pacientes com mais frequência e pode alterar a postura dos pacientes quando estão de pé, além de fazer alteração no tornozelo e nos dedos.
Bradicinesia
É um sintoma que causa a pobreza e a lentidão dos movimentos. Esse problema faz a redução na velocidade dos movimentos. O estágio inicial é bastante sutil, porém é possível observar a redução da oscilação dos braços quando se inicia o movimento.
Conclusão
Está doença é degenerativa como você observou e infelizmente ela não tem cura, o tratamento é apenas para retardar o seu avanço. O mal de Parkinson é considerada a doença do século e afeta as pessoas idosas ela também pode afetar as pessoas mais jovem, porém isso é um caso raro de acontecer.