Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Quais são os estágios do mal de Parkinson

Quais são os estágios do mal de Parkinson
5 (99.92%) 237 de Votos

Você sabe quais são os estágios do mal de Parkinson? Os estágios desta doença vão se manifestando de forma gradativa de acordo com o seu avanço. Para você entende melhor sobre está doença continue lendo.

O que é o Mal de Parkinson

E uma doença crônica degenerativa que é provocada pela a morte dos neurônios que são responsáveis pela a produção de dopamina, por conta disso causa uma queda na quantidade no organismo. Esses neurotransmissores são importantes para fazer os impulsos do sistema nervoso entre as células que são ajudam a controlar os movimentos e a coordenação motora do organismo humano.

Entre os sintomas da doença estão o tremor em repouso, lentidão, rigidez muscular, além de desequilíbrio, alteração na fala e na escrita e dificuldades para engolir.

Além disso, a doença vai se desenvolvendo por etapas de acordo com seu avanço nos pacientes. Observe abaixo quais são os estádios do mal de Parkinson.

Quais são os estágios do mal de Parkinson

Quais são os estágios do mal de Parkinson

De acordo com os especialistas a doença possui cinco estágios que vão de acordo com  a sua progressão.

Primeiro estágio

Este é mais leve e aqui o paciente começa a apresentar os sintomas, porém não atrapalha as atividades diárias. No entanto, as pessoas mais próximas do paciente como amigos e familiares podem perceber alterações na postura, nas expressões faciais e também no andar.

Segundo estágio

Quando os pacientes chegam neste estágio já é possível observar os sintomas mais expressivos como a rigidez e os tremores que ficam mais visíveis. O paciente começa a sentir os sintomas nos dois lados do seu corpo e também pode apresentar problemas ao falar.

Terceiro estágio

Aqui a doença já está bastante avançada e os sintomas incluem a perda do equilíbrio e do reflexo. Os movimentos do paciente ficam mais lentos e as quedas acontecem com mais frequência. 

Quarto estágio

Neste penúltimo estágio a pessoa que está sofrendo com a doença consegue ficar em pé, porém para se mover precisa da ajuda de um andador ou de outro equipamento para se equilibrar.

Em alguns casos o paciente não consegue mais viver sozinha na sua casa, por causa da diminuição dos movimentos e também do tempo de reação.

Quinto estágio

O último estágio da doença é o mais avançado e aqui se agrava todos os sintomas, a rigidez das pernas fazem com que elas paralisem quando o paciente estiver em pé.

Para evitar que pessoa caia frequentemente é necessário utilizar uma cadeira de rodas e tenha acompanhamento 24 horas. Além disso, pode acontecer que o paciente comece a ter alucinações.

Como é o feito o diagnostico

Agora que você sabe quais são os estágios do Mal de Parkinson é importante também saber como é feito o diagnostico da doença. Para identificar a doença não existe um exame específico, o médico faz apenas uma analise no histórico do paciente para observar os sinais dos sintomas, depois disso ele pode realizar um exame neurológico e físico para eliminar outras possibilidades.

Porém em alguns casos, poderá se necessário ter um acompanhamento com consultas regulares com um médico neurologista para analisar as condições do paciente ao logo do tempo para então diagnosticar se é ou não os sintomas da doença.

Leia sobre: Principais Sintomas do Mal de Parkinson

Conclusão

A doença de Parkinson é degenerativa e não tem cura, porém os tratamentos que são realizados nos pacientes são apenas para retardar o avanço da doença para que ela não vá evoluindo conforme os estágios que você observou acima.

  • Yum