Tratamento Mal de Parkinson – Moema
A doença de Parkinson (ou mal de Parkinson) é uma doença neurológica, crônica e progressiva, especialidade aqui na clínica sos parkinson Moema. Ela é resultante da diminuição na produção de dopamina (neurotransmissor responsável por controlar os movimentos).
Ainda não se sabe ao certo porquê isso ocorre, e não há uma cura para essa doença. Porém o Tratamento Mal de Parkinson – Moema existe e é muito útil. Não há um exame específico para realizar o diagnóstico, que varia de pessoa para pessoa, visto que os sintomas afetam cada um de um jeito.
Dentre os fatores que estão relacionados ao desgaste das células que produzem a dopamina, destacam-se a hereditariedade (histórico familiar de mutações genéticas específicas, que podem aumentar o risco de desenvolver a doença), e fatores externos do meio (exposição a determinadas toxinas, consumo de produtos industrializados, etc).
Normalmente, os sintomas de Parkinson Moema comprometem os movimentos através de tremores, lentidão nos movimentos, rigidez nos músculos, alterações na escrita e na fala, desequilíbrio, entre outros. Para identificar a doença, são feitos exames neurológicos, físicos e de imagem.
Problemas posturais, dificuldade de locomoção, dores, dificuldade para piscar e engolir, e redução da expressão facial são outros sinais da doença de Parkinson. Entretanto, esta condição não apresenta apenas sintomas motores.
Os sintomas de Parkinson Moema não motores incluem: constipação, demência, problemas de memória, confusão, estresse, ansiedade, depressão, desmaios, entre outros.
Descartar a possibilidade de outras doenças é um jeito eficaz de diagnosticar o Parkinson. Deve ser levado em conta o histórico médico e familiar do paciente, e os sintomas apresentados.
Pode demorar até que o médico consiga um diagnóstico preciso, devido à sua complexidade e necessidade de abordagem interdisciplinar. Essa abordagem inclui especialistas como: neurologista, geriatra, fisioterapeuta, psicólogo, etc.
Por este motivo é tão importante que os familiares se atentem aos sintomas e ofereçam apoio ao paciente, que deve consultar um profissional e descobrir as melhores abordagens terapêuticas para o Mal de Parkinson Moema.
Essa doença é extremamente recorrente em pessoas com idade superior a 50 anos de idade. O tratamento é feito com o uso de medicamentos por toda a vida, que ajudam no controle dos sintomas e atrasam a progressão da doença. Em casos mais avançados, a abordagem cirúrgica pode ser promissora na melhora dos sintomas.
Além do uso de remédios, algumas mudanças nos hábitos de vida podem ser de grande ajuda no convívio com o Mal de Parkinson Moema. A realização de atividades físicas, fisioterapia e terapia ocupacional ajudam a restaurar e recuperar os movimentos, assim como reduzem o risco do desenvolvimento de transtornos psicológicos.
Os transtornos psicológicos são frequentes em pessoas com a doença de Parkinson, pois o fato de adoecer e perceber a evolução da doença são muito impactantes, e podem evoluir para um quadro depressivo. Por isso o acompanhamento psicológico é tão importante para estes pacientes.
Novamente é importante ressaltar que a família é a principal fonte de apoio dos que sofrem com o Mal de Parkinson Moema, e exercem grande influência na melhora do quadro da doença em si ou de distúrbios psicológicos.
O cuidado com o paciente deve ser reforçado em todos os âmbitos, sejam eles afetivos, sociais, comunicativos, emocionais, físicos, médicos, entre outros. Parkinson não tem cura, mas é possível viver bem com a doença, desde que seja dada a atenção necessária e o tratamento correto!