Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Diferença entre doença de Parkinson e Alzheimer

Avalie este Post

Por serem semelhantes muitas pessoas não sabem a diferença entre doença de Parkinson e Alzheimer. Elas podem até ser parecidas, mas a forma de desenvolvimento é diferente.

As duas doenças são enfermidades degenerativas crônicas que geralmente se desenvolvem nas pessoas que tem entre 50 e 60 anos, ambas são provocadas pela a falta de produção dos neurotransmissores que são responsáveis pelo o envio dos sinais do sistema nervoso humano.  

Diferença entre doença de Parkinson e Alzheimer

Saiba a diferença entre doença de Parkinson e Alzheimer

Por se tratar de doenças que aparentam semelhança as pessoas acabam se confundindo com elas, isso acontece por falta de informações que expliquem a diferença de cada uma delas.

Se você também não sabe diferenciar as doenças observe abaixo algumas diferenças.

Idade de desenvolvimento das doenças

As doenças afetam as pessoas idosas, porém em alguns casos o desenvolvimento da doença pode começar a partir da meia idade. A média normalmente é 60 anos, mas a doença pode começar a surgir bem antes. Já a doença de Alzheimer apresenta os primeiros sintomas aos 65 anos de idade.

Número de pessoas que sofrem com as doenças

Neste ponto a doença de Alzheimer é mais comum nas pessoas do que o mal de Parkinson.  Existe uma estimativa de que entre 5 e 6 milhões de pessoas do mundo inteiro, incluindo 1 milhão de americanos esteja sofrendo de Parkinson. Já a doença de Alzheimer tem uma estimativa de 5,5 milhões de americanos afetados pela a doença e no mundo inteiro o número chega a 43 milhões de pacientes.

Mudanças no cérebro

Outra diferença entre doença de Parkinson e Alzheimer é a mudança no cérebro.  A doença de Parkinson é desenvolvida em uma região chamada de substância negra, que é responsável pela produção de dopamina, um neurotransmissor que tem a função de controlar os movimentos, o sono e o humor das pessoas.

Já a doença de Alzheimer é desenvolvida em uma região chamada de hipocampo, uma área do cérebro que fica responsável pela a memória e as emoções.

Humor das pessoas

Em relação à alteração do humor, por exemplo, depressão e ansiedade são comuns nos pacientes que estão sofrem com Parkinson ou Alzheimer, porém as pessoas que estão com DP podem sofrer alteração de humor facilmente com o tratamento. No entanto, as pessoas que sofrem com alguma dessas doenças têm problemas com o sono.

Leia também: Como evitar mal de Parkinson e Alzheimer

Problemas cognitivos

Quando se trata desse problema a doença de Alzheimer se desenvolve através degeneração cognitiva gradual. Geralmente os problemas de memoria são os sintomas da Alzheimer.

No entanto, os problemas cognitivos são comuns nas pessoas que sofrem com Parkinson, mas na maioria das vezes não estão presentes

Movimentos dos pacientes

Em relação aos movimentos a doença de Parkinson causa tremores que se iniciam na mão ou no braço e pioram quando o paciente está em repouso, além da lentidão dos movimentos e rigidez muscular.

Já os pacientes que sofrem com a doença de Alzheimer, a dificuldade dos movimentos começam a se desenvolver quando a doença está avançada.

Conclusão

Mesmo sendo doenças degenerativas crônicas é importante você saber a diferença entre a doença de Parkinson e Alzheimer, a lista acima citou apenas algumas características diferentes de uma para outra apenas para explicar a diferença para as pessoas que se confundem com elas.

  • Yum