Parkinsonismo: O Parkinsonismo (também conhecido como Síndrome Parkinsoniana) faz referência a diferentes condições que apresentam em comum um grupo de sintomas neurológicos que diminuem a qualidade de vida e dificultam a realização de certos movimentos.
O Parkinsonismo
Os motivos que podem levar alguém a desenvolver essa síndrome comumente são alterações ou lesões cerebrais (que levam à queda dos níveis de dopamina), alguns medicamentos, ou toxinas. Alguns fatores podem contribuir com o surgimento da doença, como idade, histórico familiar, ser do sexo masculino, e a ocorrência de traumas no crânio.
Atualmente, é classificada em Parkinsonismo primário (ou Idiopático), secundário (ou adquirido) e parkinsonismo-plus (ou atípico). O primeiro é a Doença de Parkinson em si, que representa cerca de 75% dos casos e não tem causa identificada. Exame de Eletroneuromiografia em Vitoria ES.
O segundo é adquirido através de outros problemas com sintomas parecidos com os da doença de Parkinson e pode ser reversível, se tratada a causa. O parkinsonismo atípico diz respeito à doenças neurodegenerativas que possuem sinais que condizem com os da síndrome. Algumas causas do Parkinsonismo, são:
- Encefalite Viral;
- Mal de Alzheimer;
- Atrofia de Múltiplos Sistemas (AMS);
- Degeneração corticobasal;
- Demências frontotemporais;
- Paralisia supra-nuclear progressiva (PSP);
- Doença de Wilson;
- Tumores cerebrais e Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Todos os Sintomas do Parkinsonismo
Os sintomas motores comumente incluem tremor (principalmente nas mãos), rigidez ou contração muscular, tonturas, desequilíbrio, lentidão, Dificuldade ou Anormalidade para movimentar-se, Instabilidade, dificuldade na fala, Incontinência Urinária, Salivação, entre outros fatores menos comuns. Quanto custa normalmente fazer o exame de eletroneuromiografia em vitória?
Já os sintomas não motores frequentemente caracterizam-se por depressão, ansiedade, demência, amnésia, alucinações, alterações do sono e raciocínio lento.
Diagnóstico do Parkinsonismo
O diagnóstico é feito através de análise de sintomas e relatos do paciente, e ocasionalmente exames de imagem, visto que não há exames específicos para a confirmação dessa doença.
O Tratamento
O tratamento vai depender da causa do Parkinsonismo, mas não há cura para essa síndrome.
Caso seja causado por uma medicação, o tratamento é feito com a interrupção do uso ou troca do medicamento.
Se não for esse o motivo, o uso dos medicamentos certos, prática de atividades físicas e cirurgias podem aliviar os sintomas.