Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Qual a diferenças entre mal de Parkinson e tremor essencial

Avalie este Post

Quando as pessoas idosas apresentam tremores nas mãos nem sempre é a doença Parkinson, pois existe outra doença semelhante chamada de tremor essencial.  Por isso, é importante saber quais são as diferenças entre mal de Parkinson e tremor essencial.

Para ensinar você a diferenciar as doenças vamos falar um pouco sobre cada uma delas. Quando as pessoas atingem certa idade os tremores e rítmicos aparecem de forma involuntária nos braços e nas mãos. Apresentando sintomas semelhantes à doença de Parkinson, porém na maioria das vezes não se trata desta doença, mas sim de outra que é menos conhecida que é o tremor essência.

Qual a diferenças entre mal de Parkinson e tremor essencial

O que é o tremor essencial?

É uma alteração que acontece no sistema nervoso que provoca o aparecimento de tremores em qualquer parte do corpo do paciente, principalmente nas mãos e nos braços quando o portador da doença está tentando fazer alguma atividade simples do dia a dia, por exemplo, escovar os dentes, segurar um copo e etc.

Este problema não tem cura, mas os tremores provocados podem ser controlados através de medicamentos que são receitados pelo um neurologista, além de fisioterapia pra ajudar a fortalecer os músculos.

Diferenças entre mal de Parkinson e tremor essencial

Mesmo tendo o tremor como principal característica, as duas doenças possuem sintomas diferentes em relação à alteração que provocam. No caso do tremor essencial, os tremores normalmente acontecem quando o portador da doença está em movimento e diminuindo os tremores quando se está em repouso.  Já o tremor provocado pela doença de Parkinson geralmente acontece quando o paciente está em repouso.

Uma das diferenças entre mal de Parkinson e tremor essencial, é que a doença de Parkinson causa alteração na postura do paciente e deixa os movimentos lentos. Já o tremo essencial não provoca nenhuma alteração no corpo do portador da doença. 

LEIA TAMBÉM:Doença de Parkinson: O que é, Causas e Tratamento

Causas das doenças

Uma alteração genética é o principal causador da doença de tremor essencial, por isso ela pode passar dos pais para os filhos. Por este motivo,  se você deseja engravidar é recomendado fazer um aconselhamento genético caso  alguém da sua família seja portador desta doença.

Já a doença de Parkinson é desenvolvida nas pessoas acima de 60 anos, por conta da degeneração de uma região do cérebro chamada de substância negra que é responsável pela a produção de dopamina, que são neurotransmissores que tem a função de fazer a comunicação correta com o restante do corpo.

Tratamento das doenças

O tratamento da doença de tremor essencial é realizado com orientação de um neurologista, porém só é iniciado quando os tremores estão impedindo o paciente de realizar as atividades do dia a dia. Os tratamentos mais utilizados são: remédios para pressão alta, para epilepsia e remédios para ansiolíticos.

Além disso, o médico pode recomendar a fisioterapia para complementar o tratamento fortalecendo os músculos do paciente. O tratamento de Parkinson é semelhante ele também é feito a base de medicamento que são receitados pelo o médico, porém em alguns casos quando a doença está avançada é necessário fazer uma cirurgia.

Além dos medicamentos o médico pode recomendar atividades físicas diárias e também a fisioterapia para o paciente.

Conclusão

Mesmo apresentado sintomas semelhantes existem algumas a diferenças entre mal de Parkinson e tremor essencial, ambas são doenças crônicas que não tem cura e para controlar as alterações que são provocadas é necessário fazer um tratamento.

  • Yum