A doença de Parkinson é degenerativa e não tem cura ela atinge de forma direta as células do cérebro que são responsáveis pela a produção de dopamina, um neurotransmissor que é tem a função de fazer a coordenação motora das pessoas.
Sem a dopamina as células do sistema nervoso cerebral não conseguem se comunicar corretamente, por causa disso, o cérebro não consegue controlar os movimentos. Além disso, a doença provoca consequências graves aos pacientes. Para você ficar sabendo quais são as consequências mal de Parkinson continue lendo.
Quais são as consequências do mal de Parkinson
O mal de Parkinson provoca consequências graves ao paciente geralmente são:
Tremores
Os tremores acontecem principalmente quando o portador da doença de Parkinson está repousando. Os tremores são consequências da doença, normalmente ele está presente em 70% dos casos.
No entanto, com a evolução da doença depois de um tempo todas as pessoas apresentaram tremores.
Rigidez muscular
Outra consequência da doença é a rigidez muscular. No inicio a rigidez se apresenta apenas em um lado do corpo, depois que a doença avança a rigidez progride e afeta o outro lado.
Apatia Facial
Um dos problemas que afetam os pacientes de Parkinson a apatia facial causa alterações na expressão da face do portador, além de causar a redução do piscar dos olhos e também a redução do sorriso.
Distonia
Entre as consequências está distonia que atinge as extremidades inferiores dos pacientes, causando postura equinovara no tornozelo e nos pés, além do enrolamento nos dedos.
Instabilidade de postura
Podemos destacar também entre as consequências da doença de Parkinson a instabilidade de postura, onde o paciente tem dificuldades para manter o seu equilíbrio e a postura correta.
Normalmente este problema aparece logo no inicio da doença ele é dos responsáveis por apresentar o desenvolvimento do mal de Parkinson.
Bradicinesia
Este problema é uma das principais consequências da doença de Parkinson, a bradicinesia causa a lentidão dos movimentos e está presente em todos os casos da doença, normalmente se encontra presente logo no inicio do desenvolvimento da doença.
leia também:Quais são os estágios do mal de Parkinson
O que provoca o mal de Parkinson
Depois de saber quais são as consequências do mal de Parkinson é importante que você também saiba o que pode causar o desenvolvimento da doença. Normalmente ela se desenvolve nas pessoas através da degeneração de uma região do cérebro chamada de substancia negra, que é faz a produção de dopamina que é um neurotransmissor que ajuda o cérebro a controlar todas as funções do corpo.
No entanto, os médicos ainda não descobriram oque provoca a degeneração desta área, porém alguns fatores como pancadas na cabeça repetitivas na cabeça, contato com produtos químicos, genética familiar e entre outros podem contribuir no desenvolvimento do mal de Parkinson.
Conclusão
Agora você já sabe quais são as consequências do mal de Parkinson estes problemas citados acima fazem parte da vida dos portadores da doença, eles sofrem com estas consequências até o fim da sua vida, pois a doença não cura apenas tratamento para amenizar a sua evolução.