Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Doenças que se Assemelham ao Parkinson

Avalie este Post

O Mal de Parkinson é uma doença bastante conhecida. No entanto, erros de diagnósticos ainda acontecem, principalmente no caso de doenças mais raras e com sintomas similares ao Parkinson. Continue lendo este artigo para saber mais sobre os sintomas dessa doença, e outras Doenças que se Assemelham ao Parkinson.

Os Sintomas do Parkinson

Os quatro principais sintomas da Doença de Parkinson (DP) são:

  • Tremor

O tremor associado ao Parkinson tem características singulares. Normalmente, o tremor assume a forma de um movimento rítmico de ida e volta a uma taxa de 4-6 batimentos por segundo. O tremor geralmente começa na mão, embora às vezes possa acontecer inicialmente no pé ou na mandíbula.

O sintoma se torna mais óbvio quando a mão está em repouso ou quando uma pessoa está sob estresse. O tremor geralmente desaparece durante o sono ou melhora com movimentos intencionais. 

  • Rigidez

A rigidez, ou resistência ao movimento, afeta a maioria das pessoas com DP. Os músculos permanecem constantemente tensos e contraídos, fazendo com que a pessoa se sinta rígida. Este sintoma aparece quando outra pessoa tenta mover o braço do paciente, que faz apenas movimentos bruscos ou curtos.

  • Bradicinesia

É a desaceleração do movimento espontâneo e automático. O sintoma é frustrante porque pode dificultar até mesmo as tarefas simples: as atividades, uma vez realizadas com rapidez e facilidade, como tomar banho ou se vestir, podem levar muito mais tempo. Muitas vezes há uma diminuição nas expressões faciais.

  • Instabilidade postural 

A instabilidade postural, ou comprometimento do equilíbrio, faz com que os indivíduos afetados caiam facilmente.

Outras Doenças que se Assemelham ao Parkinson

Vários distúrbios podem causar sintomas semelhantes aos do Parkinson. Pessoas com sintomas que se assemelham a condição, mas que resultam de outras causas, são consideradas portadoras de parkinsonismo

Alguns desses distúrbios incluem:

Atrofia de Múltiplos Sistemas

A atrofia de múltiplos sistemas refere-se a um conjunto de distúrbios lentamente progressivos, que afetam os sistemas nervoso central e autônomo. A proteína alfa-sinucleína forma agregados prejudiciais do tipo filamento nas células de suporte no cérebro chamadas oligodendroglia.

A atrofia de múltiplos sistemas pode ter sintomas que se assemelham a doença de Parkinson. Pode também assumir uma forma que primariamente gera uma combinação de má coordenação e fala arrastada.

Outros sintomas podem incluir dificuldades de deglutição, impotência masculina, constipação e dificuldades urinárias. Infelizmente, muitos dos sintomas da condição não respondem aos medicamentos de DP, ou tem resposta mínima e de curta duração.

Demência com Corpos de Lewy

A demência com corpos de Lewy é um distúrbio neurodegenerativo associado aos mesmos depósitos proteicos anormais (corpos de Lewy) encontrados na doença de Parkinson, mas em áreas disseminadas em todo o cérebro. 

Os sintomas podem variar desde sintomas parkinsonianos primários (como bradicinesia, rigidez e tremor), até sintomas semelhantes aos da doença de Alzheimer (perda de memória, falta de discernimento e confusão). 

Paralisia Supranuclear Progressiva

A paralisia supranuclear progressiva é uma doença cerebral rara e progressiva, que causa problemas no controle da marcha (andar/caminhada) e do equilíbrio. Os sintomas são causados ​​por uma deterioração gradual das células no tronco cerebral.

Uma das características da doença é a incapacidade de mover os olhos adequadamente, o que algumas pessoas descrevem como sintomas de visão embaçada. Pessoas com essa condição frequentemente apresentam alterações de humor e comportamento, incluindo depressão e apatia, bem como demência leve. 

A doença pode ser diagnosticada justamente porque alguns dos seus sintomas são parecidos com os de Parkinson, doença de Alzheimer e outros distúrbios cerebrais. 

Degeneração Corticobasal 

A degeneração corticobasal resulta da atrofia de múltiplas áreas do cérebro, incluindo o córtex cerebral e os gânglios da base. Os sintomas iniciais podem aparecer primeiro em um lado do corpo, mas afetam os dois lados. 

Os sintomas são semelhantes a algumas das características encontradas na DP, incluindo rigidez, comprometimento do equilíbrio e problemas de coordenação. Muitas vezes há distonia afetando um lado do corpo.

Outros sintomas podem incluir deficiências cognitivas e visual-espaciais, apraxia, fala hesitante, mioclonia (contrações musculares) e disfagia (dificuldade para engolir). Diferentemente do mal de parkinson DP, a Degeneração corticobasal geralmente não responde à medicação.

  • Yum