O mal de Parkinson é uma doença que afeta as pessoas idosas que estão acima dos 60 anos, ela provoca alterações no funcionando do corpo como lentidão nos movimentos, rigidez muscular, tremores e etc.
De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) 1% da população mundial sofre com está doença, no Brasil a estima-se que mais de 200 mil pessoas sejam portadoras de Parkinson.
O Mal de Parkinson pode dar em pessoas jovens?
A doença não atinge somente os idosos, pois o mal de Parkinson também pode dar em pessoas jovens. Existem casos de pessoas que desenvolveram a doença antes dos 40 e 50 anos, mas é muito raro de acontecer.
Porém, as chances de desenvolvimento da doença podem aumentar caso algum parente de primeiro grau, por exemplo, pai, mãe ou irmão seja portador da doença.
O que causa a doença de Parkinson?
A doença de Parkinson se desenvolve nas pessoas quando não acontece mais a produção de dopamina, que é uma substância responsável por controlar os movimentos do corpo.
Sem ela as células do cérebro não conseguem se comunicar corretamente, causando a perda da função muscular que piora com o passar do tempo. No entanto, o que provoca a perda da dopamina no cérebro ainda não foi descoberto.
Porém os médicos acreditam que alguns fatores podem contribuir no seu desenvolvimento, por exemplo, fator genético por causa de membros da família que seja portador da doença. Além do fator ambiental, por exemplo, exposição direta a toxinas ou produtos químicos.
Leia também:Quais são os estágios do mal de Parkinson
Quais são os sintomas do mal de Parkinson precoce
Como o mal de Parkinson pode dar em pessoas jovens é importante observar os sintomas que sãos provocados pela a doença, para depois procurar ajuda médica e iniciar o tratamento. Geralmente os sintomas são:
- Tremores
- Disfunção erétil
- Prisão de ventre
- Demência
- Alucinações
- Desiquilíbrio
- Dores musculares
- Depressão
- Problema para falar e escrever
Diagnóstico e tratamento da doença de Parkinson
O médico neurologista faz uma análise completa no paciente, pois como não existe um exame que comprove a doença logo de inicio ele precisa de tempo para fazer o diagnostico e caso ele tenha alguma dúvida ele poderá solicitar exames neurológicos e físicos.
E caso a doença seja constatada ele dará inicio ao tratamento que é feito a base de medicamentos, alimentação saudável e fisioterapia. No entanto, quando os medicamentos não fazem mais efeito devido o avanço da doença será necessário fazer uma cirurgia no paciente para fazer um estimulo direto no cérebro.
Conclusão
O mal de Parkinson pode dar em pessoas jovens, que estão abaixo dos 50 anos como você observou. Portanto, é importante observar os sintomas que podem surgir em algum familiar e caso ele apresente algumas alterações no corpo procure ajuda médica.